terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GESTAR II – Língua Portuguesa – 3º ENCONTRO

PROGRAMAÇÃO

1. 7h – Acolhida e oração inicial (Benção céltica).
2. 7h10min – Reflexão: slides “Exigências da vida moderna”, de Luís Fernando Veríssimo.
3. 7h20min – Dinâmica de integração.
4. 7h30min – Socialização.
5. 7h50min – Atividade em grupo.
6. 8h30min – Socialização (05 minutos)
7. 9h – Intervalo.
8. 9h15 – Apresentação de slides: conteúdo das Unidades 09 e 10 – TP3.
9. 9h40min – Atividade em grupo: TP3 (p.191-193).
10. 10h20min – Socialização (05 minutos).
11. 10h40min – Orientações para o próximo encontro:
12. 10h50min – Avaliação
13. 11h – Encerramento.

RELATO

O 3º encontro do Gestar II em Currais Novos / RN foi realizado no Centro Integrado de Ação Comunitária – CIAC “Dom Manoel Tavares”, no dia 30 de setembro de 2009, no horário das 7h às 11h. Após a acolhida, realizada mediante a entrega de cartão com mensagem, os cursistas participaram da oração inicial, a qual constou de uma antiga benção céltica.


BENÇÃO CÉLTICA

Possa a estrada vir ao teu encontro;
Possa o vento empurrar-te para a frente;
Possa o sol aquecer o teu rosto;
Possa a chuva suave inundar tuas campinas;
Possa Deus carregar-te na palma da mão,
Até o nosso próximo encontro.
A ti, a profunda paz do vai e vem das ondas;
A ti, a profunda paz da mansidão do ar;
A ti, a profunda paz da terra silenciosa;
A ti, a profunda paz das estrelas reluzentes,
A ti, a profunda paz do filho da paz!


A seguir, foi realizada uma reflexão a partir do texto “Exigências da vida moderna”, de Luís Fernando Veríssimo, apresentado sob a forma de slides. O objetivo era refletir sobre as imposições que o cotidiano nos traz e que, nem sempre, contribuem verdadeiramente para o bem estar de cada um.


Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e, se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésia.
Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal…
Tchau….
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.
Luis Fernando Veríssimo


Uma vez concluído esse momento, os cursistas participaram de uma dinâmica de integração planejada com vistas a possibilitar a introdução do tema que seria debatido durante o encontro, qual seja, os gêneros textuais. Para tanto, realizou-se um sorteio e solicitou-se que cada participante elaborasse uma breve biografia obedecendo às características do gênero sorteado. Assim, foram produzidas biografias na forma de bula de remédio, poema, anúncio de jornal, manual de instruções, anedota, receita, horóscopo, carta pessoal, inquérito policial, texto publicitário, notícia e crônica. Logo após, as produções foram socializadas com o grupo e os cursistas puderam explicitar o que, na opinião deles, foi possível compreender sobre gêneros textuais. As observações foram anotadas de modo a compor um painel. Em seguida, os participantes foram distribuídos em 06 grupos, sendo que cada grupo ficou responsável pelo estudo e posterior apresentação do conteúdo de uma das seções das unidades 09 e 10 do TP3. Após a socialização, as informações foram comparadas com aquelas contidas no painel coletivo construído no início do encontro e, por fim, com o conteúdo exposto em datashow com a síntese das referidas unidades.
Foi, então, proposta uma nova atividade na qual os presentes, novamente divididos em grupos, foram convidados a realizar uma das sugestões propostas no tópico “Oficina” (p.191-193 – TP3) e socializá-la para a turma.
Finalmente, foram dadas as orientações gerais para a reunião seguinte e realizada a avaliação do encontro, o qual, na opinião dos participantes, foi considerado proveitoso, dinâmico, esclarecedor e necessário. Como ponto negativo, foi mencionado o curto espaço de tempo para a realização das atividades propostas.

Um comentário:

  1. Edilma, lamento por você e Hilma ficarem fora da certificação da UnB. Contudo, é muito bom saber que vocês estão trabalhando em função da melhoria da formação dos professores.
    Parabéns pela dedicação.Um grande abraço!

    ResponderExcluir